Médico dá dicas de como identificar e tratar Tendinite e Tenossinovite
Dr. Wilson Alves, médico Cirurgião de Mão e Microcirugia e Especialista em Trauma de Membro Superior, do Hospital Memorial São Francisco, em Natal, explica a diferença entre Tendinite (inflamação no tendão) e Tenossinovite (inflamação na sinóvia).
Segundo Dr. Wilson Alves, “ambos [Tendinite e Tenossinovite] são um processo inflamatório que gera muitas dores no primeiro compartimento extensor e podem estar relacionados com atividades domésticas e do trabalho, além de exercícios físicos”, explica.
Outro público que possui tendência a desenvolver Tendinite e ou Tenossinovite são gestantes que estão na reta final da gravidez, devido às alterações hormonais, os tendões e sinóvias inflamados predispõem o surgimento de tendinites. Levando em consideração a inflamação durante a gestação, no período pós-parto as doenças também tendem a se desenvolver, como consequência de movimentos repetitivos com o bebê.
O médico explica ainda que “outras doenças têm uma relação íntima com a Tenossinovite de De Quervain, como: doenças renais crônicas, hipotireoidismo e diabetes”.
Já o tratamento pode ser dividido em três etapas: a primeira com o uso de anti-inflamatórios, compressa de gelo, repouso e fisioterapia; não surtindo efeito nesta etapa, é utilizado o método da infiltração; e, por fim, é optado pela intervenção cirúrgica, considerada um método muito eficaz pela medicina.
Related Posts